14/11/2018   Última Atualização: 14 Novembro 2018

Descrição

Informações acerca das documentações necessárias para concessão de autorizações para instalação e manejo e gerenciamento das categorias de uso e manejo de fauna silvestre em cativeiro – SISFAUNA.

Unidade responsável

Gerência de Uso e Manejo da Fauna Silvestre

Contato: (31) 3915-1332

No entanto, a análise e a emissão das autorizações são realizadas pela Unidade Regional responsável pela na área de abrangência do empreendimento.

Consulte a Unidade Regional Responsável pelo seu município: http://www.ief.mg.gov.br

Passo a passo

O interessado deve primeiramente realizar o Cadastro Técnico Federal (CTF). Em seguida deve cadastrar o empreendimento no Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre (SISFAUNA), gerando a Autorização Prévia, e protocolar o Projeto Técnico no Escritório Regional de Florestas e Biodiversidade do IEF que atende ao município do empreendimento. Após análise pelo órgão ambiental será emitida Autorização de Instalação e posteriormente à vistoria das instalações será emitida a Autorização de Manejo. A última etapa é o cadastro do plantel inicial no SISFAUNA, onde serão realizados pelo empreendedor todas as movimentações e alterações do plantel ao longo do desenvolvimento das atividades.

Link para acesso. servicos.ibama.gov.br

O passo a passo detalhado e links de acesso ao CTF e SISFAUNA estão disponíveis no sitio:

https://www.ibama.gov.br/servicos/autorizacao-de-empreendimentos-utilizadores-de-fauna-silvestres-sisfauna

Para mais informações acesse o link. Perguntas Frequentes.