14/11/2018   Última Atualização: 14 Novembro 2018

Descrição

Distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de comunicação - ICMS pertencente aos Municípios, referente ao critério Meio ambiente.

Unidade responsável

Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM

Gerência de Monitoramento de Efluentes - GEDEF

Contato: (31)3915-1221

Passo a passo

ETAPA 1 - Regularização Ambiental da Estação de Tratamento de Esgoto que atendam no mínimo 50% da população urbana por tratamento de esgotos.

As Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) devem ser regularizadas ambientalmente de acordo com a Deliberação Normativa Copam nº 217/2017. A regularização é um procedimento administrativo destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.


ETAPA 2 - Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) operando e atendendo no mínimo 50% da população urbana por tratamento de esgotos.

A ETE deve estar operando atendendo no mínimo 50% da população urbana por tratamento de esgotos.


ETAPA 3 - Envio de documentação comprobatória pelo empreendedor para a Gerência de Monitoramento de Efluentes (GEDEF) e cadastramento dos municípios aptos a receber o ICMS ecológico.

O empreendedor deverá enviar para a GEDEF no email: gedef@meioambiente.mg.gov.br a documentação comprobatória referente a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). Após o envio da documentação, a GEDEF irá cadastrar o município para recebimento do recurso.

Documentos: Ofício assinado pelo representante legal do município, declarando o atendimento mínimo 50% da população urbana por tratamento de esgotos, ART do responsável técnico do empreendimento, relatório fotográfico do empreendimento e a licença ambiental.

Valor: Gratuito.

Canais de prestação da etapa: Gerência de Monitoramento de Efluentes;


Para mais informações acesse o link Perguntas Frequentes.