14/11/2018   Última Atualização: 14 Novembro 2018

Descrição

As emergências ambientais podem colocar em risco as vidas humanas, o meio ambiente, a saúde pública, os bens vulneráveis e as atividades sociais e econômicas, sendo que uma resposta rápida a estes eventos indesejados pode ser um fator muito relevante para a redução dos impactos potenciais. A emergência ambiental decorre de um acidente ou a iminência de ocorrência de acidente com danos ambientais, oriundo de atividades industriais, minerárias, infraestrutura e transporte rodoviário, ferroviário, dutoviário e aéreo de produtos e resíduos perigosos ou outros que, embora não sejam classificados como perigosos para o transporte, têm o potencial para causar dano ambiental.

A Diretoria de Prevenção e Emergência Ambiental - DEAMB, conforme previsão no Decreto 47.042/2016, tem por finalidade planejar e atuar, de forma integrada e articulada com as demais instituições intervenientes em matéria de prevenção e emergência ambiental, na prevenção e no primeiro atendimento aos acidentes e emergências ambientais que coloquem em risco os bens vulneráveis e o meio ambiente.

O Núcleo de Emergências Ambientais - NEA, que integra a estrutura da DEAMB, está apto a realizar atendimento, assessoramento, colaboração na investigação e gestão dos acidentes e emergências ambientais decorrentes das atividades que coloquem em risco vidas humanas e o meio ambiente, de acordo com as normas e diretrizes vigentes, possuindo número de plantão de atendimento 24 horas.

Unidade responsável

Diretoria de Prevenção e Emergência Ambiental - DEAMB

Passo a passo

A SEMAD disponibiliza os dados referentes aos acidentes ambientais atendidos em seu sítio eletrônico por meio do link Acidente e Emergência Ambiental. Todo ano a SEMAD também divulga, em seu sítio eletrônico, o mapa de localização dos acidentes e emergências ambientais atendidos.

Link para acesso. Acidente e Emergência Ambiental

Para mais informações acesse o link Perguntas Frequentes.