14/11/2018 Última Atualização: 14 Novembro 2018
Os estudos ambientais solicitados para o licenciamento ambiental no Estado de Minas Gerais podem incluir estudos espeleológicos, caso o empreendimento a ser licenciado seja potencialmente causador de impactos negativos a cavernas, denominadas cavidades naturais subterrâneas. Ressalta-se que os estudos espeleológicos podem ser apresentados separadamente ou dentro do escopo dos outros estudos ambientais, como o EIA/Rima ou o RCA.
Tais estudos são disponibilizados para acesso ao público por meio do Acesso de Visitantes do Sistema Integrado de Informação Ambiental – SIAM, no qual qualquer cidadão pode acessar informações e documentos sobre quaisquer processos de regularização ambiental formalizados no Estado de Minas Gerais, sem necessidade de prévio cadastro.
Uma síntese das informações georreferenciadas de cavidades naturais subterrâneas sujeitas a impactos, apresentadas para o licenciamento ambiental, é também disponibilizada na plataforma da Infraestrutura de Dados Espaciais do Sisema – IDE-Sisema. Nesta plataforma, é possível visualizar e realizar o download da base cartográfica que representa o mapeamento das cavidades naturais subterrâneas (projeção horizontal da cavidade) e de suas áreas de influência, necessárias para a manutenção de sua integridade física e equilíbrio ecológico, apresentando também uma tabela com as características básicas de cada cavidade mapeada. Para as cavidades que não sofrerão impactos, é disponibilizada na IDE-Sisema o ponto de sua localização e o raio de 250 metros em seu entorno, que deve ser preservado preventivamente, conforme a legislação vigente.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD
Superintendências Regionais de Meio Ambiente - Suprams da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD
Unidade gestora da disponibilização das informações na IDE Sisema:
A - Acesso a estudos espeleológicos:
B - Acesso a informações georreferenciadas sobre cavidades naturais subterrâneas apresentadas no licenciamento: