14/11/2018   Última Atualização: 14 Novembro 2018

Descrição

Unidades de Conservação: Informações acerca das Unidades de Conservação localizadas no Estado de Minas Gerais, contendo os seguintes dados: Nome , Categoria, Grupo, Ato Legal de Criação e Atos Posteriores, Área Oficial, Área Geoespacial, Municípios Abrangidos, Bioma, Esfera Administrativa e Regional IEF (Jurisdição). Informações das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade em MG, incluindo a indicação de áreas prioritárias para a criação de Unidades de Conservação.

Áreas Prioritárias para a Conservação (Criação de UCs): Informações acerca das áreas consideradas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Estado de Minas Gerais, contendo os seguintes dados: Nome da Área, Categoria e Ação Prioritária.

Unidade responsável

Diretoria de Unidades de Conservação – DIUC

Contato: (31) 3915 – 1357

Passo a passo

Unidades de Conservação

O usuário deverá acessar o portal eletrônico do IDE - Infraestrutura de Dados Espaciais do SISEMA (http://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/), o qual permitirá o acesso à diversas "camadas" de informações socioambientais, dentre elas, as Unidades de Conservação localizadas no Estado de Minas Gerais. A partir do acesso à página inicial do IDE, o usuário deverá selecionar à pasta nomeada "Restrição Ambiental", e, a partir daí, o usuário terá acesso à diversas "subpastas", dentre as quais está disponível a camada referente às Unidades de Conservação. O usuário então poderá escolher 04 opções a serem visualizadas, separada ou concomitantemente: Unidades de Conservação Federais, Estaduais, Municipais e RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural). Neste ambiente, o usuário também poderá fazer o download de todas as informações disponíveis.


Áreas Prioritárias para a Conservação - Biodiversitas

Para acessar as áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, onde há indicações para criação de Unidades de Conservação, o usuário deverá acessar o portal eletrônico do IDE - Infraestrutura de Dados Espaciais do SISEMA (http://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/), o qual permitirá o acesso à diversas "camadas" de informações socioambientais, dentre elas, as Áreas Prioritárias para a Conservação. A partir do acesso à página inicial do IDE, o usuário deverá selecionar à pasta nomeada "Restrição Ambiental", e, a partir daí, o usuário terá acesso à diversas "subpastas", dentre as quais está disponível a camada referente às Áreas Prioritárias para a Conservação - Biodiversitas. O usuário deverá então habilitar a referida camada para conseguir visualizar as áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Estado de Minas Gerais, sendo que em algumas delas, existe indicação para a criação de UCs. Neste ambiente, o usuário também poderá fazer o download de todas as informações disponíveis.


Link para acesso. idesisema.meioambiente.mg.gov.br

Para mais informações acesse o link Perguntas Frequentes.